Oferta Formativa Especializada no âmbito do OBIS-DH (Realizada ou disponível)

CLDS Vila do Conde

Ações de formação dirigidas a professores do Agrupamento de escolas da Junqueira; ações de formação dirigidas a técnicos de intervenção social e saúde, de diferentes instituições de Vila do Conde.


CLDS Póvoa de Varzim

Ação de formação dirigida a técnicos de intervenção social da Póvoa de Varzim.


Projeto Justiça para Todos

Projeto de promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. Desenrola-se através de ações de sensibilização, divulgação, workshops e jogos de simulação de um caso em tribunal, dirigidas a jovens, entre os 12 e os 25 anos. O Projeto decorre durante 4 anos e nele participam cerca de 370 docentes e técnicos de todo o país e a ESEPF é responsável pela formação destes agentes. O Projeto é cofinanciando pela “Cidadania Ativa”, “EEEGrants” e a Fundação Calouste Gulbenkian. Duas edições da ação de Formação “Mediação para a Justiça”, dirigidas a professores e técnicos de intervenção social e comunitária, num total de 25 horas, em regime de b-learning. A ação foi acreditada para os docentes. Participaram no segundo ciclo de formação 82 docentes e técnicos.

Equipa: Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan, Miguel Prata Gomes


Formação Par(A)colher Melhor

Acolhimento e Integração dos Refugiados em Portugal. Inserido na Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) esta formação tem por objetivo apoiar a preparação sociocultural, ético-relacional, psicológica e religiosa dos técnicos das instituições anfitriães que acolherão refugiados em Portugal. Desenvolvida em ensino de a distãncia na plataforma de e-learning da ESEPF, compreende XI módulos dinamizados por seis (6) instituições de ensino superior e por uma instituição islâmica.

Equipa: José Luís Gonçalves, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio, Miguel Prata Gomes Rui Ramalho, Paulo Machado